Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Herbário didático é produzido por acadêmicos do curso de Agronomia
Com o objetivo de analisar a importância da biodiversidade vegetal encontrada nos diferentes ecossistemas naturais e cultivados da região de Caxias do Sul, acadêmicos do 2° semestre da Faculdade IDEAU produziram um herbário didático.
O herbário é composto por dez plantas, as quais contém raiz e parte aérea (colmo/caule, folha e flor). Elas são divididas entre plantas nativas, plantas cultivadas e plantas invasoras (daninhas), dando evidência as principais culturas da região da Serra Gaúcha, entre elas: olerícolas, de grãos e frutíferas. De acordo com esta classificação, as coletas dos materiais foram subdivididas em duas espécies de gramíneas ou leguminosas nativas, duas espécies de gramíneas e duas de leguminosas cultivadas e, quatro espécies nativas de plantas consideradas invasoras nas culturas citadas anteriormente. Após a coleta, estes materiais foram prensados e desidratados para serem transferidos para uma folha A4 com etiqueta de identificação de cada planta, onde contém as informações referentes a família, gênero, espécie, nome comum, bem como a data e o local de coleta.
A atividade que foi desenvolvida na disciplina de morfologia vegetal sob orientação do professor Dr. Lucas Vargas Oliveira ajuda a impulsionar a expertise dos alunos para a identificação, caracterização e conhecimento de diferentes espécies de plantas de várias famílias e gêneros vegetais. Somado a isso, o aluno consegue visualizar os diferentes órgãos vegetais estudados em sala de aula que compõem uma planta e, os associa de acordo com cada família botânica, o que acabou auxiliando na identificação destes materiais in loco.