Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Crianças e adolescentes são objeto de pesquisa científica no curso de Direito da Faculdade IDEAU
Durante a segunda metade do ano letivo os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade IDEAU desenvolveram estudos ao passo que realizaram visita técnica no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul.
O trabalho foi proposto dentro do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), onde os alunos, motivados pela relevância social do tema, depararam-se com uma situação em que evidenciaram a necessidade dos órgãos públicos e privados atuar em prol de crianças e adolescentes. A atividade acabou despertando um olhar humanizado dos alunos com relação aos menores infratores. A acadêmica Valesca Bento Andretti relata sobre como a experiência modificou a visão que tinha sobre o tema “Para mim foi de extrema importância pesquisar sobre o menor infrator, pois até então não tinha conhecimento da realidade e das dificuldades enfrentadas por eles” explica ela.
A partir da vivência e de significativa coleta de dados os acadêmicos produziram artigos científicos abordando assuntos sobre o contexto familiar, a redução da maioridade penal e os desafios para a reabilitação dos menores infratores internados no Case do município. Após apresentação dos artigos dentro da Instituição, os trabalhos foram considerados aptos para serem publicados em revistas jurídicas.