Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CAXIAS DO SUL
FACULDADE IDEAU DE CAXIAS DO SUL

Você está em

19/06/2017

Apresentação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático – PATP movimenta rotina acadêmica

Um dos grandes diferenciais da Faculdade IDEAU, por buscar preparar seus profissionais para os desafios do mercado de trabalho, o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Pratico (PATP) movimentou a rotina acadêmica em todas as unidades.

O Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático possibilita a aproximação entre a teoria e a prática por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos semestralmente. As apresentações dos Projetos deste semestre se realizaram no período de 05 a 10 de junho.

Na apresentação os alunos divididos em grupos, defendem perante uma banca avaliadora formada por professores da IDEAU, aquilo que desenvolveram durante o semestre, em sala de aula.

Faz parte da história da IDEAU, desde o princípio, a união entre teoria e prática evidenciada na nítida diferença de comportamento, aprendizado, desenvolvimento e transformação dos acadêmicos que vivenciam o PATP desde o primeiro semestre na Instituição.

Os alunos dos Cursos de Pedagogia, de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos realizaram as apresentações do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático.

Segundo o Diretor da Faculdade IDEAU Campus Caxias do Sul professor Márcio José Rebelatto, “o PATP na Unidade de Caxias do Sul, vem se consolidando como um projeto de metodologia ativa acompanhando os mais atuais conceitos e aplicações do conhecimento acadêmico de reconhecidos centros de educação mundial. É visível o grande envolvimento dos professores e alunos nesse projeto e o crescimento pessoal dos alunos na escrita e na oratória e no entendimento sobre investigação e produção científica”.

Conforme a coordenadora Caila Lanfredi  de Pedagogia, " o Teórico Prático é um projeto que diferencia a Faculdade Ideau de muitas outras. Aliar a teoria, prática e interdisciplinaridade desde o primeiro semestre enriquece muito a formação das acadêmicas. Desafiar-se a trabalhar com autonomia, busca constante de conhecimento, responsabilidade com prazos, trabalho em equipe, vivências no mundo científico e acadêmico, são alguns dos resultados que constatamos com este projeto tão maravilhoso. Para avaliadores e avaliados, o momento de culminância, em Seminário, é um dos ápices do semestre: resultado comprovado da eficiência e eficácia de alunos, professores e da metodologia."

Para a coordenadora Patrícia Padilha Lima dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos, ressalta que  a interface entre teoria e prática é de extrema relevância para a Faculdade IDEAU.  “Ela prepara nossos alunos para melhor posicionarem-se no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que os introduz no contexto da iniciação cientifica. A disciplina de Seminário, conduzida de forma interdisciplinar, sustenta essa interface ao mesmo tempo em que estimula nossos alunos para a leitura, escrita e os capacita para a adoção de estratégias nos mais diversos contextos de pesquisa, bem como nos locais onde atuam no mercado de trabalho. Nesse semestre, as apresentações dos seminários dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos refletiram um importante avanço em termos de qualidade nos trabalhos apresentados. Nossos alunos, em sua grande maioria, demonstraram engajamento e preparo na condução dos artigos. Muitos destes discorreram sobre a importância que essa disciplina representou em termos acadêmicos e profissionais, o que nos permite entender que, ao alinharmos teoria e prática estamos no caminho certo: o da construção de um ensino de melhor qualidade, pautado por boas práticas acadêmicas e preparação de nossos alunos, não somente para o mercado de trabalho, mas também para a sociedade de modo geral, contribuindo assim na construção de pessoas responsáveis, comprometidas e cientes de seus deveres e direitos enquanto cidadãos”.

As acadêmicas do Curso de Administração Karina Campos ressalta que o PATP ajudou a ter uma noção sobre a escrita acadêmica e a facilidade no entendimento de como fazer uma pesquisa de Campo. Assim proporcionando melhor desempenho na dicção e na oratória. Já para Alina Mônica Monteiro Facchin, o PATP proporcionou um melhor preparo para a vida acadêmica. “ Adquiri mais conhecimento e prática ao mesmo tempo. Como estou na conclusão do meu curso, o PATP me proporcionou mais intimidade com a pesquisa e a prática, sem falar nas trocas de experiências entre os colegas e os campos pesquisados”.

Comentários