Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de oficina sobre coleta de amostras biológicas

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, participaram de uma oficina sobre coleta de amostras biológicas. A atividade teve como objetivo aprimorar os conhecimentos técnico-profissionais, tendo em vista que a qualidade do resultado dos exames complementares está diretamente relacionada ao processo de coleta.
No primeiro momento, foi apresentado de forma teórica as principais vias de acesso, raspagem da pele e armazenamento das amostras coletadas até o envio para o laboratório de análises. Também foram abordadas as diferenças e utilidades dos tubos de coletas, envio de lâmina, prazo de despacho de amostras fecais e microbiológicas, incluindo a diversidade de exames a ser solicitado e o diagnóstico diferencial.
Com a finalidade de aplicar os conhecimentos na prática, os estudantes participaram de uma simulação de punção venosa, em modelos anatômicos, assim como esfregaços sanguíneos e coleta citológica. Nesse processo tiveram contato com diferentes calibres de agulhas, volumes de seringas, tubos de coleta, embalagem para envio de amostras e requisições.
Segundo a coordenadora do curso, professora Ma. Letícia da Silva, treinar as habilidades de coleta é crucial, uma vez que muitos pacientes são pequenos e exigem técnicas específicas. “Abordamos alguns tópicos que são essenciais para otimizar as coletas e, consequentemente, o resultado dos exames, que são muito importantes para diversos diagnósticos”, e complementa “também possibilitamos que os alunos tenham maior aproveitamento nos estágios, pois terão boa habilidade em coleta, saberão quais exames e qual o melhor método a ser solicitado. Isso será um diferencial imenso na carreira profissional”, finalizou a professora.