Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicos de Agronomia realizam avaliação de espécies forrageiras
Os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul, foram desafiados neste semestre a avaliar espécies forrageiras de verão. A atividade faz parte do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), conduzido na Fazenda Souza, supervisionado pela coordenadora do curso, Dra. Caroline Farias Barreto, e pelos professores Me. Diógenes Cecchin Silveira e Dra. Roberta Tognon.
As forrageiras são utilizadas principalmente com a finalidade de alimentação animal, além da proteção do solo e fornecimento de palhada para plantio direto. Na região da Serra Gaúcha, as pastagens são fonte de alimento, principalmente, de bovinos, ovinos e equinos. Sendo assim, ao longo das aulas, os estudantes realizaram o cultivo de diferentes espécies, como o sorgo, o milheto e o capim sudão, onde, posteriormente, realizaram o corte, com o objetivo de quantificar a produção. Além disso, foi desenvolvido um plano de negócios, tendo como base a proposta deste PATP.
As experiências e resultados do trabalho foram apresentados no Dia de Campo para alunos de escolas técnicas, empresas e técnicos. Segundo o professor Diógenes, essa atividade fornece o primeiro contato com a base da produção animal no Brasil (forragem), favorecendo a experiência teórico-profissional sobre os princípios de ecofisiologia e manejo das gramíneas anuais de verão. “Também permite que os discentes desenvolvam o lado científico através da elaboração do experimento, seus objetivos, condução, manejo e coleta de dados e, por fim, o manuscrito sobre essas espécies”, pontuou.