Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Acadêmicas de Pedagogia criam jogos digitais como recurso para o ensino na EJA
Na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática as acadêmicas do 4ª semestre do curso de Pedagogia foram desafiadas a promover o desenvolvimento de habilidades de lógica para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizaram ferramentas do excel e power point na criação de jogos digitais.
Assim, respeitando os princípios dessa abordagem, as acadêmicas desenvolveram projetos de maneira estratégica, usando a criatividade, respeitando suas individualidades e, envolvendo a matemática básica como argumento principal. A ação também teve o intuito de promover a autonomia tecnológica dos estudantes, no que diz respeito à apropriação dos recursos disponíveis na ferramenta, de modo a desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Tal atividade, de caráter prático e reflexivo, envolveu e oportunizou a interação entre as acadêmicas do curso de Pedagogia da Faculdade IDEAU e estudantes da EJA da Rede Municipal de Caxias do Sul promovendo um encontro de aplicação dos jogos matemáticos no laboratório de informática educativa da escola.
Com a prática as acadêmicas puderam perceber as reais demandas que acontecem na escola ao aplicar a proposta desenvolvida, uma vez que foi possível verificar as facilidades e dificuldades apresentadas pelos estudantes da EJA e redimensionar os jogos devido à complexidade, optando por aplicar aqueles que atendem melhor as expectativas dos envolvidos.