Segundo a Resolução CNE/CES 2, de 17 de junho de 2010, o perfil do formado em Arquitetura e Urbanismo deve abarcar a condição de construção do acadêmico na busca, durante o curso, de um perfil que apresente:
a) sólida formação generalista;
b) aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
c) compreensão para a conservação e valorização do patrimônio construído;
d) preocupação de proteger o equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.
O currículo pleno do curso, bem como as atividades propostas e planejadas para o desenvolvimento do mesmo garantem os aspectos exigidos pela Diretriz Curricular dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Entende-se que é possível formar um profissional com o perfil proposto uma vez que a transdisciplinaridade é a linha norteadora do curso, atrelado a isso a vinculação entre o teórico e o prático, garantido pela estrutura laboratorial a disposição do curso.
As Diretrizes Curriculares para os Cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, publicizadas por meio da Resolução CNE/CES nº 2, sugerem que os cursos normalizados pela mesma busquem a formação de profissionais que tenham preocupação técnica e social com os seguintes princípios:
a) a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade;
b) o uso da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades;
c) o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído;
d) a valorização e a preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.
Na busca do perfil proposto, tem-se como produto do processo de formação, um egresso com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.
Para atingir tal perfil o profissional formado deverá apresentar capacidade de compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, e de aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social.