Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Estudante de Agronomia realiza sonho e contribui para a continuação da propriedade familiar
Em 2023, Leandro Lúcio Suliani Sandri realizou um grande sonho ao se formar em Agronomia pela Faculdade IDEAU, campus Caxias do Sul. Filho de agricultores, Leandro sempre teve o desejo de aprender mais sobre a agricultura para aplicar os conhecimentos na propriedade de sua família, que produz tomate, laranja, uva e outras frutas. Sua mãe recorda. “Ele sempre gostou dessa área. Nunca foi um aluno nota dez, mas sempre foi esforçado e dedicado. Ele saía do pomar correndo para a aula. Valeu muito a pena acompanhá-lo nesse processo”. A dedicação foi uma constante durante todo o curso, mesmo com o desafio de se deslocar diariamente entre São Marcos, sua cidade natal, para Caxias do Sul, onde está localizada a instituição, uma distância de cerca de 50 quilômetros.
Para conciliar os estudos com o trabalho, o horário noturno das aulas foi fundamental. O então acadêmico, conseguia manter suas responsabilidades diárias enquanto realizava a formação, aproveitando o suporte de colegas e professores, que sempre estiveram dispostos a ajudar e trocar experiências. “Ele percorreu todo o curso com inúmeros obstáculos, não desistiu em nenhum momento, então é sim um merecedor deste título de Agrônomo”, destacou a coordenadora do curso e paraninfa da turma, Caroline Farias Barreto.
Integração entre teoria e prática
Durante a graduação, Leandro realizou semestralmente o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP), que visa integrar teoria e prática no processo de aprendizagem. Um dos projetos que mais marcou sua trajetória, intitulado “Sistema de cultivo de citrus na Serra Gaúcha”, foi realizado em sua propriedade. Neste estudo, ele verificou a viabilidade de diferentes cultivares de citros, aplicando diretamente os conhecimentos adquiridos nas aulas no seu dia- a- dia
Ainda, no último semestre, desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre “Diferentes períodos de suplementação luminosa em tomate cultivado em ambiente protegido”, aplicando os conhecimentos, mais uma vez, nas estufas da propriedade. A partir do estudo, ele implantou a luz UV-C em mais áreas da estufa, melhorando significativamente o cultivo de tomates.
Sucessão Familiar
Agora formado, o engenheiro agrônomo está aplicando seus conhecimentos para otimizar as operações na propriedade. Recentemente, a família fez um grande investimento em novas estufas e tecnologias para o cultivo de tomate, reflexo direto da formação de Leandro. “Agora que ele adquiriu bastante conhecimento, é bom ele continuar no negócio da família. Temos muita diversidade de frutas na propriedade”, comenta a mãe, orgulhosa com o futuro promissor que se desenha.
Com a formação concluída, Leandro não só realizou seu sonho, mas também trouxe inovação e melhorias significativas, garantindo a continuidade dos trabalhos na área agrícola, tradição que tem passado de geração em geração.